..

História

Quando aqui era fazenda vivia muitas famílias , que sofria muito , por que não havia transporte fácil , não tinha escola , posto de saúde nem telefone, e trabalhavam muito quase de graça, por que tudo que produzia tinha que dividir com o dono da fazenda. Quando uma pessoa ficava doente só ia para hospital no último caso , quando os remédios caseiros não resolviam . As mulheres tinham que ganhar os bebes em casa, era sem assistência nenhuma. Só tinha a fé em Deus.

A nossa realidade hoje é bem diferente , por que tudo é mais fácil, posto de saúde, remédio , transportes, escolas, vendas como : mercadinho , sorveteria , lojas e todos trabalham e o que produzem não tem que dividir com ninguém, à única coisa que pagamos é água e energia, mas isso é o mesmo comparado uns anos atrás . Hoje todos tem a oportunidade de ter uma escola fácil, um emprego melhor, alimentação , saúde e lazer e uma família, em fim a aqui é praticamente uma pequena cidadezinha.

Resgate dos processos de aquisição das terras, organização e ocupação , acampamento, resistência, movimento e compra da terra: O assentamento era uma fazenda sem produtividade, com poucos moradores. Essas pessoas tinham que trabalhar pagando renda de tudo que produziam, tinham que tirar 50% para o gerente da fazenda. Mas o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais que na época era Raimundo nevoeiro recebeu, um apelo daqueles moradores que ele mandasse uma carta para o Incra pedindo a desapropriação da fazenda. Seu Raimundo ouvindo o apelo dos moradores, junto com Francisco Avelino que fazia parte do conselho de base do sindicato começaram a lutar pela a desapropriação da fazenda passaram a observar de forma sigilosa o que acontecia de errado na fazenda para enforma o INCRA, era mas sem o gerente perceber o que estava acontecendo . Quando o dono da fazenda ficou sabendo da possível desapropriação ele não queria aceitar, mas quando ele viu que não tinha jeito resolve da melhor forma possível à desapropriação , aconteceu no dia 10 de julho de1997 e a posse foi no dia 4 de dezembro de1997.

O inicio do assentamento Acocí começou vindo de fortaleza pessoas do Incra para fazer reunião em assembleia para esclarecer como seria o assentamento. Primeira coisa que fizeram foi uma assembleia geral para escolher a pessoa que ia ser dirigente da associação que seria o presidente,o vice presidente o tesoureiro,o secretario e um conselho fiscal.

Depois as pessoas começaram a se cadastrar e se mudar para o assentamento, que ficou dividido em oito comunidades que recebeu o nome de agrovila. As famílias escolheram agrovila que queriam morar.

Como não tinha casa, eles construíram barracos de madeiras e lonas e se acamparam durante 7(sete) meses. Foi criado o projeto das casas que foi construída por cada morador. Eram casas bem construídas.

Ainda não tinha energia elétrica nem água encanada, mas depois chegou energia e água encanada para quase todos. A agua foi só para algumas agrovilas. Foram construídas escolas, igreja e posto de saúde.

Do inicio do assentamento até os dias de hoje a cada dia o assentamento vem se modernizando e adquirindo cada vez mais novas conquistas para facilitar a vida de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário